Comunidade

Apóstolas de Maria

Apóstolas de Maria

As Apóstolas Luzentes de Maria fazem parte do Ramo da Juventude Feminina de Schoenstatt. Sua fundação aconteceu em 06/08/1927. São crianças, normalmente, de 4 a 14 anos. Após atingirem a adolescência fazem a passagem para a Juventude Feminina.

 

Todo o trabalho é acompanhado pelas dirigentes, de forma geral meninas da própria Juventude Feminina, e pelas assessoras. A formação das Apóstolas se constitui basicamente em aprofundar as verdades fundamentais da fé, de acordo com a idade e compreensão e também no conhecimento e prática da espiritualidade de Schoenstatt, com símbolos, propósitos, ideais e conquistas.

 

No Tabor da Liberdade  as Apóstolas surge no ano de  1998, quando os casais da Liga das famílias da Paróquia de Santa Luzia do Bairro Cidade Nova sentiram a necessidade de introduzir suas filhas no Movimento de Schoenstatt. Surgiu então o primeiro grupo de “Apóstolas Luzentes de Maria” dirigido por Patrícia Britto e tendo aproximadamente 15 meninas. Pouco depois o grupo passou a ser dirigido por Sandra Calleon.

 

Na primeira semana de outubro de 1999, Marcinha Dutra foi convidada a dirigir este grupo que, na época, reunia doze crianças.

 

A nova dirigente vê, neste convite, um Chamado de Deus para ser “serviçal de Maria”; percebe o que o Padre José Kentenich nos diz que é “necessário criar vínculos, laços, raízes”. Só uma árvore bem enraizada (na confiança), colocada em um terreno fértil (Aliança de Amor) poderá dar bons frutos. Neste momento era necessário passar confiança para as crianças.

 

Há 18 anos Marcinha Dutra dirige as Apóstolas Luzentes na Paróquia Santa Luzia. Algumas das várias alegrias na direção das Apóstolas:

 

•De 12 crianças daquele pequeno início hoje Marcinha dirige 75 Meninas entre 4 a 14 anos.

•festas animadas (Festival de Sorvete, festa de fim de ano…) com participação ativa das apóstolas e seus familiares;

•apóstolas mudando o comportamento para melhor;

•belos teatros feitos pelas apóstolas na igreja;

•muito carinho das crianças;

•assiduidade nas reuniões;

•apoio dos pais;

•o grupo ser convidado a participar da homenagem no dia da Padroeira da outra paróquia;

•receber a visita do Bispo, Dom João Justino, no grupo e vê-lo ficar emocionado com o trabalho desenvolvido;

•uma semana inteira de festa surpresa pelo aniversário da dirigente…

 

Atualmente, o grupo das apóstolas, no bairro Cidade Nova, está composto de 75 crianças que vão de 3 a 15 anos. Elas estão organizadas em nove grupos que se reúnem uma vez por semana vão à missa todo dia 18 e, ao menos uma vez a cada ano, vão ao Santuário visitar a sua Mãe e Rainha em sua casa.

Em Confins também tem grupo de Apóstolas. São 18 meninas entre 4 e 13 anos. As reuniões acontecem no Santuário todos os sábados após a Missa das 15h.


© 2019 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite