Tu és sacerdote eternamente!

8 de julho de 2024

 

 

Hoje é um dia de muita alegria para a Família de Schoensttat, pois celebramos 114 anos da ordenação sacerdotal do Padre José Kentenich, pai e fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Naquele 08 de julho de 1910, uma grande chama de amor ardia no peito do Jovem José Kentenich, e sua alma clamava “Concede, ó meu Deus, que todos os espíritos se unam na verdade e todos os corações no amor”. (Oração escolhida para sua ordenação sacerdotal). Seu plano era ser missionário na África, porém o Bom Deus já havia sonhado, desde toda a eternidade, qual seria o seu caminho.

 

Aquele menino simples nascido em Gymnich, nos arredores de Colônia, trazia em si uma nobreza em suas atitudes e palavras. Sua vida não foi fácil, criado sem a figura paterna, mas com muito amor e valores cristãos herdados de sua querida mãe, Catarina Kentenich, chegou um momento de sua vida em que precisou se separar de sua mãe para continuar o seu caminho. Foi para o orfanato, e lá consagrado à Mãe de Deus, semeava o germe da Aliança de Amor.
O tempo passou. Ele foi para o seminário, foi ordenado e como padre jovem era responsável pela direção espiritual de jovens seminaristas e incutiu um grande amor por Nossa Senhora e um grande zelo pela vida sacerdotal em seus alunos. Mas Deus queria mais, queria que ele fosse o Pai de uma grande família e assim nasceu nossa Família de Schoenstatt, filha da guerra e da luta pela santidade.

 

Como sacerdote foi grande incentivador da vocação de homens e mulheres à santidade, mesmo no Campo de concentração de Dachau, onde o seu sacerdócio brilhava em meio aos dias cinzentos.
Terminada a guerra o Pai precisava reunir os seus filhos, e pelo mundo afora foi distribuindo as dádivas do seu pastoreio por onde um filho de Schoenstatt se encontrasse. Mas a provação do nosso Padre tem um novo capítulo e agora através da Igreja. Exilado por 14 anos foi fiel ao seu sacerdócio sem desobedecer à Mãe Igreja, e pode contemplar a Vitoriosidade Divina.

 

Olhando para trás, nestes 114 anos da ordenação do Padre Kentenich, podemos ver o cumprimento de sua oração escolhida para a ordenação: “Concede, ó meu Deus, que todos os espíritos se unam na verdade e todos os corações no amor”, pois ele foi instrumento nas mãos da Mãe de Deus, para unir os corações no amor, abrigados em Deus Pai, através de uma confiança filial.

 

Parabéns, Padre José Kentenich!
Parabéns, Família de Schoenstatt!

 

 

Por Kennedy Rocha – Liga de Famílias

 

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite