Jesus Ressuscitou
“Não tenhais medo! Jesus não está aqui! Ressuscitou, como havia dito!” (Mt 28,5-6)
Esta foi a mensagem do anjo na entrada do sepulcro vazio. Nós passamos por uma Quaresma diferente, por uma Semana Santa diferente, onde não pudemos nos reunir como comunidade e nem recebemos a Eucaristia. Mas apesar do distanciamento social, tivemos a possibilidade de nos reunirmos virtualmente e celebrarmos em família a riqueza que este tempo nos oferece.
Muitos estão inseguros com a Covid-19, preocupados com a sua saúde e a saúde da sua família, existe também a preocupação financeira em relação ao emprego, ao salário do fim do mês e até a fobia por ter que ficar em isolamento social. Mas o Anjo do Senhor fala também para nós: “Não temais! Jesus ressuscitou!” Esta é a maior verdade que a humanidade poderia ouvir neste dia. O Senhor venceu a morte e o pecado e nos trouxe a vida nova, portanto não tenhais medo, este tempo vai passar, porque Ele vive eu posso crer no amanhã!
Jesus é o Filho Heróico do Pai e nos deu o maior exemplo de confiança entregando a sua vida nas mãos do Pai. Ao crermos em sua vitória nos fazemos vitoriosos com Ele e assumimos a nossa missão batismal de anunciar a sua vitória sobre o mal e o pecado, abrasando o mundo no seu amor.
Banhado em Cristo somos uma nova criatura
Dentro da celebração da Páscoa do Senhor renovamos o nosso batismo, somos banhados em Cristo e nos tornamos uma nova criatura. O Padre José Kentenich, noz diz:
“Pelo Batismo somos introduzidos em todo o “Pascha mysterium”. Em todo o mistério pascal! Portanto, aprendemos a participar, de modo misterioso, na vida crucificada, mas também, ao mesmo tempo, na vida transfigurada de Jesus. Por isso, a Páscoa não pode ser só uma lembrança; a Páscoa não pode ser concebida por nós como até agora o fizemos. Digo: não só! Nós podemos e devemos continuar a fazê-lo: conceber a Páscoa como a prova da divindade de Jesus, de modo a ter um sólido fundamento, se acreditamos em Cristo. Podemos continuar a fazer tudo isto. Mas deveríamos cavar mais fundo: conceber a Páscoa como um mistério, um processo de vida, que se torna realidade em nós por meio do Batismo. Sim, pois o Batismo deve ser uma imagem do mistério pascal”. (Pe. José Kentenich. “Sermão para a Comunidade Alemã de São Miguel em Milwaukee/EUA – 18 de abril de 1965”, em Cristo Minha Vida)
O mistério Pascal lança fora todo medo, restaura nossas forças e nos faz seguir à diante. Nada pode nos afastar do amor de Deus: “Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá afastar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Rm 8, 37-38) Nem mesmo o vírus que se abateu sobre nós. Em Cristo somos mais que vencedores.
Juntemos nossas vozes num novo canto, num canto de vitória. O aleluia que foi silenciado durante a Quaresma, agora ganha força e eco, pois passou o que era velho e tudo se faz novo. O novo também acontece em minha vida e em minha família. Ao sermos banhados por Cristo do nosso coração jorram rios de água viva. Neste ano celebramos a Páscoa do Senhor de dentro pra fora, ela acontece primeiro em nosso coração para depois acontecer em comunidade. Não deixemos este canto ser calado, não deixemos que nos roubem a alegria, mas transbordando de alegria pascal, juntemos nossas vozes às dos anjos e santos, às dos profissionais de saúde e enfermos, à dos sacerdotes e a de todos os fiéis, para cantar “as misericórdias do Senhor, pois seu amor é sem fim”. (Sl 117)
Uma Feliz e Santa Páscoa, que Jesus Ressuscitado renove as suas esperanças e também a de sua família. Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor!
“O universo, com alegria, dê glória ao Pai, no Espírito Santo, em seu esplendor, louve-o por Cristo e com Maria, agora e na eternidade. Amém. (RC Ofício de Schoenstatt)
Por Kennedy Rocha
* Kennedy Rocha pertence ao Ramo da Liga de Famílias de Schoenstatt do Santuário Tabor da Liberdade
Imagem de Danilo Eduardo da Silva em Fotografia Religiosa