ABERTURA DAS ATIVIDADES 2025 – SANTUÁRIO TABOR DA LIBERDADE
Maria, Luz da Esperança, caminhamos contigo!
Com o desejo de caminhar todo este ano santo de 2025 com Maria, Luz da Esperança, a família de Schoenstatt se reuniu, no domingo, 15 de fevereiro, no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG.
Estavam presentes integrantes de seus diversos ramos, ou seja, da Liga das Mães, Liga de Famílias, Liga Apostólica Feminina, Jufem e Jumas, juntamente com a Campanha da Mãe Peregrina, Terço dos Homens e diversos peregrinos de muitas cidades vizinhas, para iniciarem as atividades do ano.
Peregrinos da Esperança
Logo no inicio do dia, os romeiros da esperança empreenderam uma pequena peregrinação, rezando a ladainha “Mãe da Esperança”, da Ermida até o Santuário, onde já encontraram Jesus Eucarístico exposto, para o momento de adoração.
Na presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento pediram-Lhe: “Orienta os nossos passos pelo caminho do bem. Derrama em nossos corações o Espírito Santo. Dá-nos o gosto de uma vida plena, derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz.
Precisamos do Espírito Santo! Precisamos da luz divina que ilumina e esclarece as realidades, que nos inspira a encontrar caminhos para continuar a missão que Schoenstatt tem para a Igreja das novas margens. Usa-nos, agora e sempre, como teus fiéis instrumentos a serviço da Igreja”.
Suplicaram, também, à Maria: “Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, dá-nos da Tua confiança, e não nos deixe desanimar e olhar com pessimismo para o futuro, como se nada nos pudesse proporcionar felicidade. Querida Mãe de Deus, atende nosso pedido filial: acende em nosso coração a luz da esperança! Esperança que não se deixa levar pela dúvida, mas crê; que não teme, mas encoraja, que não se deixa envolver pela escuridão, mas faz brilhar a luz”.
Ao final da bênção, os fiéis foram convidados a rezar pelo Papa Francisco pedindo a graça da indulgência plenária neste ano santo, uma vez que o Santuário Tabor da Liberdade é um santuário jubilar.
“Missionários da Esperança, em Cristo
transfiguremos a realidade”.
Na tenda de celebrações, a família de Schoenstatt do Tabor da Liberdade foi acolhida por Paulo Ricardo, integrante do Jumas, e por Iara Hernandes, da LAFS, os quais, após as devidas considerações, passaram a palavra ao Pe. Antonio Bracht, diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, que proferiu uma palestra baseada no lema que acompanha a Família de Schoenstatt neste tempo jubilar: “Missionários da Esperança, em Cristo transfiguremos a realidade”.
Em seguida, a assembleia foi dividida em grupos, para partilharem como poderiam aplicar os conceitos aprendidos na palestra, a fim de cultivarem a esperança nas pessoas.
Enquanto isso, os peregrinos participaram de uma vivência com a Irmã Adriane Maria Andrade Barbosa, assessora da Liga das Mães do regional Coração Tabor.
Rainha da Liberdade
A parte da tarde iniciou-se com a oração do Santo Terço, o Terço da Esperança, com meditações baseadas na bula na qual o Papa Francisco proclama o Jubileu Ordinário do Ano 2025, “Spes non confundit – a esperança não engana”.
O encerramento do dia se deu com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom José Otácio Oliveira Guedes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e concelebrada pelos padres Antônio Bracht e José Genildo Bezerra da Silva, pároco da Paróquia de São José/Confins e assistente religioso do Santuário.
Na procissão de entrada, além das bandeiras dos ramos, símbolos dos ideais e do carisma de Schoenstatt na luta por uma vida de santidade, foi acolhida a coroa, abrindo os 20 anos da coroação da Mãe de Deus, como Rainha da Liberdade.
Na homilia, Dom Otácio disse: “São esses de quem Jesus fala: Felizes vós, os pobres. Vão chorar, vão ter fome, vão perseguir vocês, mas são felizes. Vocês têm a mim, tenham confiança em mim. Felizes de vocês. Temos de resgatar a felicidade. Temos Jesus e quem tem Jesus tem tudo. Quem confia no Senhor vê um horizonte de esperança aberto diante de si.”
Após os ritos finais, Pe. Bracht presenteou Dom Otácio com a Cruz da Unidade, um dos símbolos mais característicos do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Pe. Bracht também presenteou a mãe de Dom Otácio, que participou da Santa Missa, agradecendo toda sua dedicação e carinho para com o seu filho, para com seu irmão (também sacerdote) e para com os sacerdotes em geral.
Com a bênção final, todos foram enviados como missionários da esperança.
Por Maria da Conceição Moreira Braga