1º Encontro Liga das Mães – 2024

9 de agosto de 2024

 

 

A caminho do jubileu de 80 anos de fundação da Liga das Mães, no Brasil, Jubileu de Carvalho, aconteceu, no primeiro fim de semana de agosto, Mês das Vocações, o primeiro encontro da Liga das Mães de 2024, no Santuário da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.

Participaram cerca de 150 mães, dos estados de Minas Gerais, de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Neste ano, ainda trabalhando o lema: “Rainha Custódia Viva, torna-nos semelhantes a Ti: fortes, dignas e orantes, espalhando sementes de santidade e missão”, o encontro deu continuidade ao estudo sobre o carvalho, focalizando o seu tronco, que tem a função de sustentação da árvore, refletindo a respeito da dignidade.

 

 

 

 

 

Não vos preocupeis, angustiosamente!

No dia 03, sábado, após a oração de abertura, no Santuário, a primeira reflexão foi apresentada pelo Pe. Adilson Antônio Costa, capelão da Aeronáutica, que acompanhou as mães durante todo o encontro, com a celebração da Santa Missa e atendimento de confissões.

 

Com o tema “A Mãe que vive da oração confiante”, o Padre Costa, inicialmente, falou às mães sobre o desafio que é a vida de oração, neste tempo corrido em que vivemos. Sempre se tem uma desculpa para não se dedicar à oração; o tempo para oração fica, muitas vezes, em segundo lugar.

 

Disse-lhes que a reflexão era para motivar a não desanimar e continuar colocando Deus no centro de suas vidas.
O sacerdote lembrou-lhes que uma das exigências para viver a Aliança de Amor é uma zelosa vida de oração. O Movimento Apostólico de Schoenstatt ajuda na entrega confiante à Divina Providência, o que muito ensinou seu fundador, Padre José Kentenich, conforme atesta sua célebre frase: “Não vos preocupeis, angustiosamente”.

 

 

Sim, Pai

A segunda reflexão, intitulada “Filho, eis a tua Mãe”, ficou a cargo de Mercedes Querol, da Liga das Mães, filiada ao Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro.

 

Ela chamou a atenção das ouvintes, para a necessidade do autoconhecimento, neste mundo em que não há tempo para se descobrir o mundo interior, a que se pode chegar mediante a autoeducação.

 

Sua apresentação girou em torno da vida da Irmã Emilie Engel, declarada venerável pela Santa Igreja. Ela foi uma dedicada professora em uma área carente na região do Ruhr, na Alemanha. Mais tarde, tornou-se cofundadora das Irmãs de Maria de Schoenstatt.
Segundo Mercedes, Ir. Emilie é um exemplo para o nosso tempo. Ela recebeu orientação direta do Padre José Kentenich e viveu profundamente a fé na Divina Providência. O lema dela sempre foi: “Sim, Pai”.
Por meio de um questionário, levou a assembleia a avaliar o equilíbrio interior, finalizando sua reflexão.

 

 

Sementes de santidade e missão

Na volta do intervalo do almoço, houve a apresentação dos projetos e das iniciativas da Liga das Mães em suas localidades.
Foi mostrado como a Liga tem procurado atuar em seus locais, por meio de apoio e de acolhida a mães gestantes, de formação dentro do próprio movimento (preparação para a Aliança de Amor, instituição de Santuário Lar), projeto Mães Adoradoras (para as mães que não podem mais frequentar reuniões), bazares, tarde da mulher, conquista de bandeiras, entre outras iniciativas.

 

 

Ao final do dia, as mães dirigiram-se à Capela Provincial, onde Jesus Sacramentado exposto já aguardava a todas. E, diante dEle, foi rezado o Santo Terço meditado, levando, ao trono de Deus, as necessidades de todas, de suas famílias, do Movimento de Schoenstatt e do mundo inteiro.

 

A Santa Missa precedeu à apresentação das conquistas das mães, como a dos grupos de Franca e de Cotia, em São Paulo, que ostentaram as bandeiras conquistadas. Também outras selaram Aliança de Amor, instituíram Santuário Lar e coroaram a Rainha Custódia Viva.

 

 

 

Uma vivência encerrou as atividades do dia, com o fechamento no Santuário. Cada mãe foi convidada a entrar no Santuário e descobrir quem é a Maria do nosso tempo.

 

 

 

 

O domingo teve início com a Santa Missa, seguindo-se uma meditação apresentada pela Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa, Assessora do Regional Coração Tabor e pela Ir. Margarete Gonçalves, Assessora do Regional Missionis, sobre o tema “Santidade e Missão”.

 

 

Eis-me aqui, envia-me!

No encerramento do encontro, houve o envio das mães para seus locais de origem, para fazerem florescer tudo que beberam na fonte. Na oração de envio, pediram à Mãe de Deus:
“Torna-me, ó Mãe, semelhante a Ti e educa-me em Tua Escola de Santidade, o Santuário, para que, espelhando-me em Ti, reflita o brilho de Tua dignidade e seja Maria para o nosso tempo!
Torna-me semelhante a Ti, Rainha Custódia Viva: forte, digna e orante, espalhando sementes de santidade e missão em minha família, na Família de Schoenstatt, na Igreja e no mundo! Amém.”

 

 

 

Por Maria da Conceição Moreira Braga

 

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite