Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

31 de dezembro de 2022

 

 

A Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus é a celebração mariana mais antiga da Igreja do ocidente iniciada ainda no século IV. Esta solenidade está intimamente ligada ao Natal do Senhor, dentro da oitava do Natal.

 

 

Pela lei judaica, no oitavo dia do nascimento que se fazia a circuncisão da criança e lhe davam um nome. De acordo com o Evangelho, Maria e José foram ao Templo para apresentarem o Menino Jesus ao Pai e lá Ele é reconhecido por Simeão e Ana como o Messias, e Maria guardava todas as coisas em seu coração.

 

 

O Natal é a festa da filialidade, pois em Jesus nos tornamos filhos de Deus. Ele se vestiu de nossa humanidade e armou a sua tenda no meio de nós. Se no Natal celebramos nossa filialidade divina, na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus celebramos nossa filialidade mariana, pois sendo mãe de Deus, Maria também é mãe de cada um dos filhos de Deus.

 

 

A Mãe de Deus sempre acompanhou os seus filhos, seja nos tempos bíblicos, seja nos tempos atuais. A Mãe não deixou que o vinho faltasse nas bodas de Caná, a Mãe estava presente em Pentecostes no nascimento da Igreja, e em cada aparição de Nossa Senhora podemos encontrar uma mensagem de encorajamento e ternura, alicerçada no Evangelho e nos ensinamentos da Igreja.

 

 

Neste dia, o Pai e Fundador tem um convite para cada um de nós:

 

“Levem a imagem da Mãe de Deus e lhe deem um lugar de honra nos lares. Assim eles se tornarão pequenos Santuários, nos quais a imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma santa terra das famílias e formando santos membros da família…”(Pe. José Kentenich 15.04.1948, Carta de Santa Maria)

 

 

Com alegria celebremos a Mãe de Deus na esperança de um novo tempo que se inicia e que nunca se cale dos nossos lábios esta oração: “Mãe fica conosco.”

 

Por Kennedy Rocha

 

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite