Eleições: Para saber e refletir

30 de setembro de 2022

(Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

 

Ir. M. Nilza P. da Silva – Este texto não é partidário e não tem como objetivo fazer com que o leitor escolha este ou aquele candidato. Essa frase já na primeira linha deve-se ao fato de que, infelizmente, muitas pessoas não gostam de ler sobre política ou consideram partidário tudo o que se publica sobre esse tema. É comum que quando se publica algum artigo, cujo título, tenha referência a algo relacionado a política, algumas pessoas deixam o grupo de assinantes, sem mesmo ter lido o conteúdo. Também é comum que em publicações de reflexões sobre eleições, haja comentários negativos, “ácidos”, nos quais se percebe que a pessoa leu o texto e fez uma interpretação partidária. ″Não se mistura religião com política”, é o que sempre se ouve. Infelizmente, confunde-se falar sobre a política, que é o ato de governar, com opções partidárias. No entanto, ser cristão e ser cidadão são duas realidades inseparáveis. Assim escreveu o Papa São João Paulo II:

“Não pode haver, na sua vida, dois caminhos paralelos: de um lado, a chamada vida ‘espiritual’, com os seus valores e exigências, e, de outro, a chamada vida ‘secular’, ou seja, a vida de família, de trabalho, das relações sociais, do empenho político e da cultura”. (Exortação Apostólica Christifideles laici, n. 59)

 

A Igreja não pode fazer propaganda eleitoral, isso além de ser contra a orientação eclesiástica, é também contra a lei de nosso país. Mas, pela responsabilidade que tem pela pessoa humana, a Igreja pode e deve ajudar os eleitores a terem critérios, para, segundo a sua consciência formada pelos princípios da fé católica, votar nas pessoas que ele acredita que tem condições de governar seu país, seu estado ou seu município, seguindo os valores inegociáveis da vida, da fé, da ética e da moral.

 

É segundo esse mesmo dever que publicamos algumas reflexões voltadas para esse tema. Apresentamos essa Cartilha de Orientação, muito bem elaborada que apresenta de modo muito objetivo pontos de orientação e de reflexão. Clique e leia com calma. Que a Mãe de Deus, nossa grande aliada na construção de um Brasil Tabor, nos abençoe.

 

Fonte: schoenstatt.org.br

 

 

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite