Comunidade

Apóstolas Luzentes de Maria

Apóstolas Luzentes de Maria

As Apóstolas Luzentes de Maria fazem parte do Ramo da Juventude Feminina de Schoenstatt. Sua fundação aconteceu em 06/08/1927. São crianças, normalmente, de 4 a 14 anos. Após atingirem a adolescência fazem a passagem para a Juventude Feminina.

Todo o trabalho é acompanhado pelas dirigentes, de forma geral meninas da própria Juventude Feminina, e pelas assessoras. A formação das Apóstolas se constitui basicamente em aprofundar as verdades fundamentais da fé, de acordo com a idade e compreensão e também no conhecimento e prática da espiritualidade de Schoenstatt, com símbolos, propósitos, ideais e conquistas.

No Tabor da Liberdade  o grupo surge no ano de  1998, quando os casais da Liga das famílias da Paróquia de Santa Luzia do Bairro Cidade Nova sentiram a necessidade de introduzir suas filhas no Movimento de Schoenstatt. Surgiu então o primeiro grupo de “Apóstolas Luzentes de Maria” dirigido por Patrícia Britto e tendo aproximadamente 15 meninas. Pouco depois o grupo passou a ser dirigido por Sandra Calleon.

Na primeira semana de outubro de 1999, Marcinha Dutra foi convidada a dirigir este grupo que, na época, reunia doze crianças.

A nova dirigente vê, neste convite, um Chamado de Deus para ser “serviçal de Maria”; percebe o que o Padre José Kentenich nos diz que é “necessário criar vínculos, laços, raízes”. Só uma árvore bem enraizada (na confiança), colocada em um terreno fértil (Aliança de Amor) poderá dar bons frutos. Neste momento era necessário passar confiança para as crianças.

Há 18 anos Marcinha Dutra dirige as Apóstolas Luzentes na Paróquia Santa Luzia. Algumas das várias alegrias na direção das Apóstolas:

•festas animadas (Festival de Sorvete, festa de fim de ano…) com participação ativa das apóstolas e seus familiares;

•apóstolas mudando o comportamento para melhor;

•belos teatros feitos pelas apóstolas na igreja;

•muito carinho das crianças;

•assiduidade nas reuniões;

•apoio dos pais;

•o grupo ser convidado a participar da homenagem no dia da Padroeira da outra paróquia;

•receber a visita do Bispo, Dom João Justino, no grupo e vê-lo ficar emocionado com o trabalho desenvolvido;

Atualmente, as apóstolas estão na cidade de Confins e no bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte.

 

Para saber como acontecem os encontros e mais informações, entre em contato com a secretaria: (31) 3686-0245 ou (31) 99765-0608.


© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite