A Aliança de Amor no Plano de Deus

18 de outubro de 2019

 Deus é amor!

 

“Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo.No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro.” (1João 4,16b-19)

 

Deus te ama com amor infinito:

O seu amor não tem limites. Nada que eu faça vai aumentar ou diminuir o amor que Deus tem por mim.

 

Deus te ama com amor eterno:

Deus nos ama desde sempre e para sempre.

 

Deus te ama com amor pessoal:

Deus nos chama pelo nome, “Tu és meu”! (Is 43,1) Ele nos ama pessoalmente. Ele ama toda a humanidade, porém o seu amor é especial por cada pessoa.

 

Deus te ama com amor gratuito:

Nós não precisamos fazer nada para que Deus nos ame, pois Deus é amor.

 

Deus te ama com amor incondicional:

Deus não nos ama porque somos bons, mas porque Ele é bom.

 

Deus te ama com amor misericordioso:

É como o Pai misericordioso que acolhe o filho pródigo que volta.

 

 

Se Deus é amor, por que sofremos tanto? Por que a família está sendo atacada? Por que tantas pessoas passam fome? Por que tanta morte e destruição?

 

Por causa do pecado.

 

 

O Plano de Deus

Deus em sua infinita bondade criou um Plano, e como Deus é amor o Plano de Deus é um Plano de Amor. O Pai tem um amor infinito pelo Filho, e o Filho tem um amor infinito pelo Pai, e esse amor que os envolve é o Espírito Santo. Como fruto deste amor, Deus criou todas as coisas e quis selar um pacto, uma Aliança de Amor com a humanidade. Toda aliança possui promessas e exigências, como a aliança matrimonial, assim também foram as alianças que Deus fez com o seu povo.

 

 

Durante a história da salvação Deus fez várias alianças com a humanidade. Desde a aliança feita com Adão e Eva, passando por Noé, Abraão, Moisés, até chegar à nova e eterna Aliança, anunciada pelos profetas, selada no sangue de Jesus. Na Cruz todos os nossos pecados foram redimidos, toda a nossa culpa foi apagada. Por amor Deus se fez homem, assumiu nossa pequenez, e “Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus”. (2Cor 5,21)

 

 

Deus tem apenas um plano de amor e neste plano todas as nossas histórias de vida estão inseridas, é um plano orgânico que iniciou-se na criação da humanidade e vai até a eternidade. É bonito de se ver que a minha atitude reflete na vida do outro por fazermos parte de um mesmo plano. Pensando desta forma podemos entender que as contribuições ao capital de graças que oferecemos hoje podem se converter em graças abundantes para pessoas que não conhecemos e que irão recebê-las daqui a muitos anos, como aconteceu com os jovens do inicio do Movimento de Schoenstatt que ofertaram a própria vida à Mãe Três Vezes Admirável e através deste testemunho a Família é santificada nos dias de hoje.

 

 

Mas se o Plano de Deus é um plano de amor, se a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, nos vem novamente ao coração a mesma pergunta: Porque não vemos este plano de amor acontecer de forma plena? Por que existe corrupção e violência?

 

 

O Plano de Deus acontece dentro da liberdade. Nosso Deus não nos criou como marionetes para que Ele pudesse manipular, mas nos criou livres para aderir ao seu plano ou não. A Mãe de Deus é nosso maior exemplo. Maria foi predestinada, desde a eternidade, para ser a Mãe do Salvador, porém Deus quis a livre cooperação de uma criatura para que este plano acontecesse. (CIC 488) Apesar de predestinada, Deus quis a livre cooperação de Maria e, não por obrigação, mas por amor, Maria disse fiat (faça-se) e confiou, se tornando exemplo da fé prática na Divina Providência.

 

 

A nossa Aliança de Amor no Plano de Deus

O Plano de Deus vai acontecer à medida que nos comprometermos com ele. Nós somos os principais cooperadores de Deus na história da salvação. A Aliança de Amor que selamos com a Mãe Rainha é um aprofundamento da nossa missão de batizados e promotores do Reino de Deus.

 

 

Ao selar a Aliança de Amor com a Mãe de Deus eu estou me comprometendo com Ela para ser um instrumento apto em suas mãos para o cumprimento da vontade do Bom Deus no mundo. Nossa Aliança de Amor é encarnada, não é alienada e limitada ao nosso mundinho, ao nosso Movimento, mas ela nos impulsiona “o amor de Cristo nos impulsiona” Caritas Christi Urget Nos!” (IICor 5,14)

 

 

A nossa Aliança de Amor é orgânica. Ao cumprir as exigências da Mãe de Deus eu “faço suave violência” ao Teu Coração, que move o seu olhar compassivo e misericordioso não só para mim, mas para toda a humanidade, e Ela “retribui fielmente todos os dons de amor (ofertados), revelando sua glória, sua infinita e rica fecundidade”. (RC 600)

 

 

Como fazer o Plano de Deus acontecer? Como saber a vontade de Deus em nossa vida?

O Padre Kentenich nos ensina, “É preciso estar com o ouvido no coração de Deus e a mão no pulso do tempo”. Precisamos aquietar o coração e sermos sensíveis ao que Deus nos revela nas dobras do tempo, no ordinário da vida. Deus é sutil em manifestar a sua vontade e cabe a cada um de nós estarmos com o coração sintonizado ao Seu Coração e os olhos atentos “às portas abertas” que Ele nos concede.

 

 

A Mãe se estabeleceu em nossa vida e gravou o seu nome em nosso coração com letras de sangue e fogo por toda a eternidade, e é nossa missão fazer o Plano de Deus acontecer na força da Aliança de Amor.

 

 

O universo, com alegria, dê glória ao Pai, no Espírito Santo, em seu esplendor, louve-o por Cristo e com Maria, agora e na eternidade. Amém. (Rumo ao Céu Ofício de Schoenstatt)

 

 

 

Por Kennedy Rocha

* Kennedy Rocha pertence ao Ramo da Liga de Famílias de Schoenstatt do Santuário Tabor da Liberdade

 

 

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite