3° Luau da Juventude: Jovem, eu te digo, levanta-te! (Lc 7,14)

22 de novembro de 2022

 

 

 

 

Aconteceu no sábado (12), em Confins/MG junto ao Santuário Tabor da Liberdade, o 3° Luau da Juventude. Foi realmente emocionante ver os quase 150 jovens inscritos, participando desse momento de fé, animação, louvor e adoração a Jesus. Este jovem de Nazaré que continua passando pela Galiléia de nossa vida a nos estender a mão para nos levantar.

 

 

Jovem que evangeliza jovem

 

A equipe organizadora do evento trabalhou por meses para pensar e preparar o Luau no Santuário. Jovens da Juventude Masculina e Feminina de Schoenstatt, jovens dos grupos e ministérios das Paróquias na Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com a Assessora local do Movimento de Schoenstatt no Santuário em Confins/MG, Irmã Adriane Maria Barbosa, trabalhavam durante quase dois meses a fim de que tudo acontecesse da melhor maneira possível.

 

Com a participação do cantor e compositor católico, Adriano Siqueira e de Irmã M. Franciane Castelani, orientadora vocacional do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, o 3° Luau proporcionou um clima de oração e reflexão sobre o sentido verdadeiro da vida, conduzindo os jovens Àquele que é o Senhor da vida e fonte da alegria.

 

Alguns jovens da equipe organizadora testemunham:

 

“É sempre muito especial preparar eventos para a juventude, ainda mais depois de tanta fragilidade. Em cada etapa da programação, nos atentamos por encorajar nossos companheiros de caminhada, como nos pediu o Papa Francisco na carta da JMJ, é um novo levantar para a juventude. Em meio a tanto Capital de graças, a Mãe teve o perfeito cuidado de tudo!” (Bárbara Viana Carvalho de Lima, JUFEM Pedro Leopoldo)

 

“Estou muito feliz por poder participar da organização deste evento. Alguns não conseguem participar integralmente do evento para que outros jovens possam fazer uma bonita experiência, isso é muito gratificante”. (Marques Abel, JUMAS Confins)

 

“O que mais significou nesse 3° luau foi a união de toda a juventude. Foi muito bonito o SIM de cada jovem para participar da comissão. Foi cheio de diversidade, pois, colocamos um detalhe de cada grupo. Foi muito gratificante ver a alegria de cada jovem que participou. Eles sairam renovados e ansiosos para o próximo Luau”. (Paula Tainá Guimarães Souza, JUFEM Confins)

 

 

O jovem Jesus nos chama a levantar-nos

 

«Jovem, eu te digo, levanta-te!» (Lc 7,14)

Querer levantar-se e, como Maria, partir apressadamente para servir, assim como sugere o Papa Francisco aos jovens:

“Amigos, não espereis pelo dia de amanhã para colaborar na transformação do mundo com a vossa energia, audácia e criatividade. A vossa vida não é «entretanto»; vós sois o agora de Deus, que vos quer fecundos. Porque «é dando que se recebe», e a melhor maneira de preparar um bom futuro é viver bem o presente, com dedicação e generosidade”. [Christus vivit, nºs 95ss]

 

 

Impulso à santidade 

 

 

 

 

Ana Elisa Candeia, da cidade de Pedro Leopoldo veio participar do Luau a convite de seu namorado, ela diz que “participar do Luau foi muito bom, porque falou muito de coisas que o jovem vive, por exemplo na Faculdade, do medo e da insegurança. Com a dinâmica de escrever na pedra suas angústias, e seus anseios e no final entregar aos pés de Jesus sacramentado, foi algo muito significativo. O Luau foi muito bom, foi jovem!”

 

 

 

Amanda Coletti Santolino, da Juventude Feminina de Araraquara/SP que participou do 3° Luau, testemunha: “Foi um momento muito bonito em que a gente teve a oportunidade de fazer uma reflexão sobre não ter medo, vencer a ansiedade, não ficar excessivamente preocupados, porque temos um Deus que sempre está ao nosso lado nos ajudando, mesmo que esses sentimentos venham à tona, mesmo que eles se façam presente em nossa realidade. Que a gente possa ter uma tranquilidade e segurança que Deus sempre vai estar com a gente para nos amparar, porque tudo isso passa. Foi muito bonita a caminhada da Tenda até o Santuário que fizemos com reflexões, com músicas schoenstattianas. Gostei muito da organização dos jovens, fiquei impressionada como os jovens conseguiram trazer um monte de jovens de tantas cidades e Paróquias diferentes aqui da Arquidiocese de Belo Horizonte. Fiquei muito feliz de ver tantos jovens, principalmente na adoração, numa atitude de entrega e oração. Foi muito tocante. A bênção com o Santíssimo fechou com chave de ouro”.

 

 

 

 

 

Testemunhas de Cristo na vida

 

Sair do Luau com a meta: dedicar os esforços, o tempo, as energias, a capacidade de inovação para o bem, tal como nos motiva o Papa Francisco:  

“Nunca renuncies aos teus sonhos, nunca enterres definitivamente uma vocação, nunca te dês por vencido. Continua sempre a procurar, ao menos, modalidades parciais ou imperfeitas de viver aquilo que, no teu discernimento, reconheces como uma verdadeira vocação.” [Christus vivit, nºs 272]

 

 

Por Ir. M. Franciane Castellani

 

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite