13ª Jornada Missionária

29 de setembro de 2021

A 13ª Jornada Missionária ocorrida no dia 20 de setembro deveria ter sido realizada presencialmente e, lembrando as Romarias da Primavera promovidas pelo senhor João Luiz Pozzobon, nesta época do ano.

 

Devido à pandemia, esta Jornada ocorreu de forma on-line, através do canal do Youtube, Aluninhos de Maria, à noite, durando pouco mais de uma hora. Situações novas exigem novas alternativas para se ter um contato, ainda que virtual, com os Missionários(as) da Mãe Peregrina de Schoenstatt, depois de um longo período de distanciamento e paralização das visitas da Mãe Peregrina às famílias incluindo aí a impossibilidade de presença no Santuário.  

 

 

Graças a Deus a população adulta brasileira já está praticamente toda vacinada, pelo menos com a primeira dose de umas das vacinas experimentais autorizadas por nossas autoridades sanitárias. Mesmo assim, a Equipe Arquidiocesana da Campanha da Mãe Peregrina, na Arquidiocese de Belo Horizonte, preferiu que a Jornada fosse feita virtualmente, uma vez que a realidade de cada paróquia diverge de uma para as outras.

 

 

O tema escolhido para esta Jornada foi: “Meus pés são vocês.”  O casal Marcelo Lopes Gonçalves e Flávia Aparecida Gonçalves, coordenadores da Equipe Arquidiocesana, abriu a Jornada às 20 horas, dando as boas vindas aos internautas presentes e fazendo a leitura do Evangelho do dia, tirado de Lc. 8, 16 -18 : Uma lâmpada é acesa para iluminar e não para ser colocada debaixo da cama. 

 

 

Este longo período de paralização e distanciamento exige de nós sermos lâmpadas sobre a mesa. Temos que reescrever a história; recomeçar procurando  fazer melhor o que fazíamos até então.

 

 

Como recomeçar em um novo tempo?  Confiando na Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt; dando um passo de cada vez; porém, firmes  no propósito de continuar nossa caminhada.

 

Para nos orientar melhor, a Irmã Adriane Maria foi convidada a entrar na sala “virtual”, onde ela relembrou que encerramos, no último dia 10, o ano João Luiz Pozzobon, celebrando os 71 anos da Campanha da Mãe Peregrina. Em seguida ela abordou o Tema proposto: “Meus pés são vocês” indicando-nos as seguintes etapas: 

 

1 – Meu SIM ao chamado para atuar como Missionário. Como aconteceu?

2 – Rever a minha lista das Famílias. Meu compromisso.

3 – Conscientizar-me do compromisso assumido através da Oração de Envio.

4 – Minha família evangeliza famílias. Como acolher a Mãe Peregrina?

5 – Evangelizar como Família. Eu envolvo minha família nesta missão?

6 – Promover a união entre as Famílias do meu grupo.

7 – Peregrinar com Maria. Ser evangelizador(a).

8 – Caminhar com esperança e fé no chamado e na missão.

 

 

Finalizando sua exposição, a Irmã Adriane Maria enfatizou que a Campanha da Mãe Peregrina é missionária e vive em permanente estado de missão. Desejou também que, quem se sentir tranqüilo e tiver condições vá até o Santuário Tabor da Liberdade, no próximo dia 17 de outubro, quando celebraremos os 107 anos da Aliança de Amor. Dando continuidade aos trabalhos, Marcelo Lopes Gonçalves e Flávia Aparecida Gonçalves pediram aos participantes que forem ao Santuário, para a Festa da Aliança de Amor, que levem suas respectivas imagens da Mãe Peregrina devidamente identificadas, para iniciarmos este recomeço deste novo tempo, fazendo o reenvio das imagens e Missionários.

Foi também solicitado, que peçamos aos nossos respectivos Párocos para fazerem  o reenvio nas Paróquias, com a participação do maior número possível das famílias visitadas.

 

 

Pediram ainda, à Irmã Adriane que fizesse uma oração, em conclusão da Jornada. A Irmã Adriane Maria agradeceu a participação de todos nesta Jornada e, especialmente a todos os que colaboraram, que de alguma forma contribuíram para a obra do piso da Tenda das Celebrações, que será oficialmente entregue à Mãe de Deus, na festa da Aliança de Amor no dia 17 de outubro. 

 

 

Em seguida, a Irmã Adriane Maria nos convidou para rezarmos a oração do Confio, concluindo assim, nossa 13ª Jornada.

 

 

Por João Batista Moreira dos Santos.

 

 

Compartilhe

© 2021 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite