Vida consagrada, um amor maior que tudo

2 de fevereiro de 2021

« Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria. Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria! ». Papa Francisco

 

Em suas múltiplas expressões, a vida consagrada revela a íntima vocação da Igreja, de pertencer somente a Deus e servir aos demais por amor à Ele. São muitos os carismas e as formas de vida consagrada na Igreja e em Schoenstatt e cada uma delas revela a beleza do pertencimento ao Deus de amor, cada comunidade com sua identidade e originalidade.

 

Nas palavras do Papa Francisco:

 

“(…) enquanto a vida do mundo procura acumular, a vida consagrada deixa as riquezas que passam, para abraçar Aquele que permanece. A vida do mundo corre atrás dos prazeres e ambições pessoais, a vida consagrada deixa o afeto livre de qualquer propriedade para amar plenamente a Deus e aos outros. A vida do mundo aposta em poder fazer o que se quer, a vida consagrada escolhe a obediência humilde como liberdade maior”. [1]

 

Como consagrados, somos chamados a experimentar e mostrar que Deus é capaz de preencher o nosso coração e fazer-nos felizes sem necessidade de procurar em outro lugar a felicidade, somente Deus e seu amor nos bastam, atitude que o mundo hoje já não consegue enxergar, buscando muitas vezes a felicidade onde ela não está.

 

Quando abraçamos este estado de vida, estamos dispostos a entregar-nos às coisas divinas e, assim, alcançar com maior segurança as bem-aventuranças e dedicar-nos com mais liberdade à obra de conduzir outros ao reino dos céus e isto só pode ter como consequência a alegria plena, “porque há maior alegria em dar do que em receber” (At 20,35).

 

Doar a vida a Jesus, a serviço do Reino, produz em nós uma profunda alegria, nos impulsiona a fazer o melhor, a servir aos demais com magnanimidade, lutar por um mundo melhor onde Cristo Reine nos corações, assim também deveria ser em cada pessoa, não só no consagrado, mas em cada batizado: Por Cristo vivemos, nos movemos e existimos.

Façamos deste dia, um dia de súplica a Deus por santas vocações que renovem o rosto da Igreja e do mundo, que anunciem a alegria do Evangelho e o amor de Deus que dá sentido à existência humana.

 

Conheça as Uniões e os Instituto de Vida Consagrada no Movimento de Schoenstatt 

 

* Contribuição do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt

 

Por: Ana Christina Melquiades 

 

Fonte: schoenstatt.org.br


[1] Homilia. Papa Francisco. 22º Dia Mundial da Vida Consagrada. 2 de fevereiro de 2018

 

 

 

 

 

Compartilhe

© 2021 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite