“VAMOS JUNTOS LEVAR A ESTRELA DA GRATIDÃO AO PRESÉPIO.”

15 de dezembro de 2020

 

Encerramento das atividades do ano de 2020

Santuário Tabor da Liberdade

 

No dia 12 de dezembro do corrente ano, a Família de Schoenstatt se reuniu para agradecer, louvar e bendizer a Deus por mais um ano de empenho pelo Santuário Tabor da Liberdade e pela vivência concreta da espiritualidade abraçada por nós de todos os Ramos do Movimento.

É verdade que foi um ano difícil. De muitas restrições, desafios, perdas, isolamento, angústias e muitas outras provações para a Família de Schoenstatt e para o mundo inteiro, devido à pandemia da Covid-19.

Por outro lado, este ano nos levou a olhar para Deus, para dentro de nós mesmos e para o outro. Um ano repleto de rica espiritualidade, ainda que a maior parte dela tenha sido transmitida via online.

Na celebração do encerramento do ano, o que movia toda a Família era a gratidão pelas graças  concedidas por Deus mesmo frente a este grande combate. Cada um na sua missão.

A Campanha da Mãe Peregrina chegou cedo ao Santuário. Nesse dia 12 de dezembro, celebraram a data de nascimento do Diácono João Luiz Pozzobon, bem como o encerramento do curso de formação “Aluninhos de Maria”, finalizado com a oração de compromisso feita pelos coordenadores, renovando seu amor e fidelidade à missão junto à Campanha da Mãe Peregrina. Aconteceu, ainda, a Aliança de Amor de três missionárias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida.

 

 

 

 

 

A Grande Ação de Graças

A ação de graças pelo encerramento das atividades do ano teve sequência com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. José Genildo Bezerra da Silva, pároco da Paróquia de São José (Confins) e assistente religioso do Santuário.

Logo no início de sua pregação, saudou a toda a assembleia e disse ser lamentável que não pudesse haver abraços nesse dia de ação de graças. Mas que cada um poderia olhar para o outro e desejar a luz que vem do Natal. Disse, ainda, que a verdadeira alegria é levantar a cabeça e olhar para o futuro com esperança.

Como preparação para o novo ano, deixou alguns pontos, baseados na 1ª Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, para nos auxiliar:

 

1 – Estejamos sempre alegres;

2 – Rezar sem cessar, sem desanimar;

3 – Dar graças a Deus em todas as circunstâncias. Agradecer aquilo o que somos e temos, porque esta é a vontade de Deus a nosso respeito.

4 – Examinar tudo, com cuidado e escolher o que é bom.

 

Ao final da Santa Missa, a assessora do Movimento, Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa, agradeceu ao Padre Genildo por toda a sua dedicação e serviço ao Santuário durante o ano e, em seguida, deu início a uma vivência sobre o Natal.

 

 

 

 

 

“Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”

Foi proclamado o trecho do Evangelho de São Mateus, capítulo 2: 1-7, no qual é narrada a visita dos Reis Magos.

Na sequência, foram apresentadas aos participantes as seguintes reflexões:

– Qual o significado desta estrela?

– O que seu brilho manifesta em minha vida concretamente?

O momento foi encerrado com o convite para que todos seguissem a estrela e os Reis Magos até o presépio e, ao término de mais um ano, levassem ao Menino Deus a sua estrela da gratidão, não só individualmente, mas, também como Ramo.

Cada Ramo e a Campanha da Mãe Peregrina  ofereceram suas lutas em assegurar a espiritualidade de Schoenstatt através de reuniões on line, pelo empenho nas promoções para manter o Santuário e ainda pela riqueza experimentada na vida de oração em seus Santuários lares. Foi um momento de entrega comovente.

Cada um foi convidado a ser uma pequena estrela espargindo a luz ao seu redor.

Não podemos deixar de mencionar que o dia 12 de dezembro é a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.

Para encerrar, lembramos, neste tempo de incertezas, que pesam sobre toda a humanidade, de suas palavras dirigidas ao índio Juan Diego:

“Não estou eu aqui, que sou sua Mãe”.

 

 

 

 

Por: Maria da Conceição Moreira Braga

 

Compartilhe

© 2021 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite