Um olhar para a vocação

15 de abril de 2019

 

 

Encontro da Liga das Mães

 

Às vésperas da celebração dos sagrados mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, a Liga das Mães do Tabor da Liberdade encontrou-se para vivenciar o primeiro encontro de 2019, no sábado dia 13 de abril.

 

Compareceram mães das cidades de: Belo Horizonte, Betim, Caeté, Confins, Contagem, Itabira, Mariana, além da assessora Ir. Adriane Maria de Andrade Barbosa.

 

O encontro teve início na entrada do Santuário, onde, através da oração de abertura, as mães foram convidadas a voltarem o olhar para a vocação de serem esposas e pedirem a graça de seguirem o modelo da Rainha Custódia Viva, a esposa Admirável do Espirito Santo.

 

Em seguida, as mães se dirigiram para o CENAR, onde aconteceria a sequência da programação do dia, com a palestra da Ir. Adriane Maria.

 

Ela apresentou às mães as grandes celebrações que a família de Schoenstatt vivenciará em 2019, a saber:

  • 100 anos do Congresso de Hoerde, quando se deu a fundação da União Apostólica de Schoenstatt;
  •  70 anos do terceiro marco histórico “31 de maio”, a cruzada do pensar, amar e viver orgânico;
  •  70 anos da entrega do cetro e coroação da Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heroica.

 

Citou o livro “Ser Filho diante de Deus”, que nos traz reflexões valiosas, de como podemos crescer na filialidade e como ela vence os males do nosso tempo.

 

O lema que preparará as mães para as comemorações do jubileu de 75 anos, em 2022 “Chegou a hora do teu amor! Faça-se a pequena Maria, um brilhante nas mãos do Pai”, foi dividido em três etapas:

 

  • 2018, trabalhou-se “A beleza e o desafio de ser mulher”.
  • 2019: “A beleza e o desafio de ser esposa”;
  • 2020: “A beleza e o desafio de ser mãe”.

 

Como, em 2019, o foco da lapidação do brilhante que cada mãe aspira tornar-se será “BELEZA E DESAFIO DE SER ESPOSA”, foi realizado um painel, no qual três mães deram o depoimento de como vivem esta vocação. A primeira, Ana Paula Lebron Canhestro de Betim, casada há 17 anos; Diva Carolina Fernandes Silva de Betim, viúva, que viveu o matrimônio por sete anos e Auroíres Fernandes Souza de Belo Horizonte, 48 anos de matrimônio.

 

Apesar de terem vivido histórias diferentes, todas foram unânimes em relatar a transformação realizada em suas vidas, após terem entrado para o Movimento Apostólico de Schoenstatt.

 

Com a finalidade de levarem as mães a relembrarem o dia do casamento, foi solicitado que cada uma levasse para o encontro uma foto da cerimônia.

 

Ao final da programação da manhã, elas foram motivadas a escreverem uma carta para o cônjuge, a ser enviada pelo correio. Foi um momento de cada uma olhar para sua vida matrimonial.  

 

Após o almoço, enquanto algumas mães instituíram Santuário-Lar e entregaram a coroa à Mãe de Deus, as demais se dedicaram a reza da via sacra, acompanhando os passos do Senhor Jesus Cristo em sua Paixão.

 

Finalizou-se o dia com a oração maior, a Santa Missa, que foi presidida pelo padre José Genildo Bezerra da Silva, pároco da Paróquia São José, de Confins, que contou com a participação de um grupo de música da cidade de Caeté.  

 

Em sua homília, o celebrante convidou a assembleia a agradecer a oportunidade de estar ali, na casa da Mãe, aproveitar o momento e se preparar, espiritualmente, para bem viver a Semana Santa e mergulhar em sua mística.

 

As mães puderam fortificar a vinculação à Mãe de Deus, ao Santuário, ao Pai e ao Ramo das Mães e, abastecidas, voltar aos seus locais e como pequenas Marias viver a sua missão de serem custódias vivas, puras, íntegras e santas.

 

 

Clique e veja mais fotos

 

Por Maria da Conceição Braga

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite