O CÉU TOCA A TERRA “DIA DE TRÍPLICE CELEBRAÇÃO”

22 de maio de 2025

 

 

Neste Ano Santo da Esperança, o dia 18 de maio de 2025 foi um dia de júbilo no Santuário Tabor da Liberdade em Confins/MG. Com grande alegria foi celebrado o dia da Aliança de Amor, o 22º aniversário do Santuário e a renovação da coroação da Mãe de Deus, como Rainha da Liberdade.

Logo cedo começaram a chegar os primeiros peregrinos vindos de várias cidades de Minas Gerais, umas de perto e outras de bem longe. Calculou-se que cerca de 3.800 pessoas participaram do evento.

 

Aqui é um lugar de paz!

 

Osmar Lucas Ferreira Júnior, de Congonhas/MG, disse ser a segunda vez que visitava o Santuário. Ao ser perguntado sobre o motivo de seu retorno, respondeu que o Santuário é “um lugar de paz, de tranquilidade”, sendo propício à reflexão sobre “o motivo de sermos criados; para que fomos criados; por que Deus nos ama tanto, nós pequenos, falhos, pecadores”. Acrescentou: “Nada melhor que sua Mãe, para nos mostrar o porque do seu amor. No Santuário Tabor da Liberdade, a casa da Mãe Rainha é um local de se encontrar com o Criador, através de sua Mãe, Maria Santíssima.”

 

Outros peregrinos, como Mercês Tomázia, de São Gonçalo do Rio Abaixo, e o casal Olinto Rosas e Iracema das Graças Rosas, de Itabira, contaram que vieram agradecer à Mãe Rainha, pelas inúmeras graças e bênçãos recebidas.

 

A programação teve inicio às 8h30, com a acolhida aos peregrinos e a recepção da imagem de São José, conduzida pelos fiéis da Paróquia de Confins dedicada a esse santo.

 

À sombra do santuário, diante do trono de graças da Mãe e Rainha de Schoenstatt, foi feita a renovação da Aliança de Amor. No texto da celebração, os fiéis pediram a Mãe: “Acende a luz da esperança em nosso coração. Queremos ser testemunhas da “esperança cristã” num mundo onde predominam a desesperança e a desconfiança. Por isso precisamos de tua alegria e confiança, que nos oferecem segurança nas horas difíceis e tranquilidade, quando o medo toma conta de nosso coração.

 

A Aliança de Amor na minha vida

 

Maria da Conceição Santos Cunha, da Liga das Mães da cidade de Caeté, testemunhou: “Selei minha Aliança de Amor em 05 de novembro de 2006. Foi e é a melhor das maravilhas em minha vida. Em tudo recorro à Mãe, através da minha Aliança. Diante da Mãe, em meu Santuário Lar, renovo todos os dias 18 a minha Aliança. A Aliança de Amor me ajuda a ser uma pessoa melhor em minhas atitudes. Sinto quanto mudou a minha vida, como pessoa, esposa e mãe e na minha comunidade”.

 

Um voluntário partilha

 

Clodoaldo Santana, residente em Confins e voluntário do Santuário, emocionado, disse: “Com 17 anos fiquei doente, tive de ser internado. Ao voltar para casa, minha mãe colocou uma imagem da Mãe Rainha no meu quarto, onde, naquela época no município de Dr. Lund, agente não sonhava que um dia a Mãe Rainha estaria tão próxima. Há 22 anos, o santuário chegou a Confins. No segundo ano do Santuário, eu estava participando de uma Missa. A Ir. M. Geórgia me convidou para ajudar no Santuário e, de lá pra cá, tem 20 anos que estou aqui como voluntário. Minha esposa, Maria dos Anjos, meus filhos, todos os três, Leandro, Marques e Isabelle, desde pequenos, estão no Santuário. Isabelle veio na barriga para o santuário. Muitas graças alcançamos da Mãe Rainha. A última lembrança que tenho de minha mãe foi aqui no Santuário. Ela olhava para a Mãe Rainha e olhava pra mim; parecia que ela estava me entregando à Mãe Rainha.”

 

Terminada a renovação da Aliança, os peregrinos caminharam até a Tenda de Celebração, rezando a Ladainha do Ano Jubilar, Mãe da Esperança. Em uma de suas invocações pediram: “Para fortalecer nossos passos e erguer nossos olhos para a fonte última de esperança que é Teu Filho, caminhas, segurando nossas mãos”.

 

Logo no início da Adoração Eucarística, que encerrou a programação da manhã, a assembleia pediu a Jesus: “Senhor, cheios de esperança, como peregrinos, viemos ao Teu encontro para Te adorar. Viemos de muitos lugares, cada um de nós com sua história e sua originalidade, acreditamos que “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5).

 

 

 

 

 

Te coroamos, ó Mãe! Te coroamos!

 

A programação da tarde iniciou-se com uma vivência baseada na Novena da Liberdade, na qual integrantes do Grupo Juventude Feminina de Schoenstatt, Apóstolas Luzentes de Maria e da Catequese da Paróquia São José entraram com banners, fazendo alusão aos temas dos nove dias da novena.  O animador, Marcelo Lopes Gonçalves, da Campanha da Mãe Peregrina, explicou o significado da coroação. Disse que é um símbolo e expressão de amor à Mãe de Deus. Ao final Isabela Chaves dos Santos que pertence ao grupo das Apóstolas Luzentes de Maria coroou a imagem peregrina.

 

 

 

Para finalizar esse momento, o seminarista Victor Hugo Dias, da Arquidiocese de Belo Horizonte, recitou o seguinte poema de sua autoria:

 

“Rainha da Liberdade

 

Na sombra do Santuário, sob o olhar da Mãe, sentimos como num abraço materno,

sabemos que estamos protegidos e embalados no seu coração.

 

No Tabor da Liberdade, cada filho e cada filha, voa como os aviões que decolam deste solo de Confins, para os confins da terra, agindo na liberdade dos olhos da Mãe que ama.

 

E no Santuário, podemos agora, olhar nos teus olhos, minha doce Mãe Admirável.

e contemplar esse teu semblante, que nos olha com paz e serenidade.

 

Olhamos tua coroa, diante de sua cabeça e percebemos os teus grandes prodígios,

feitos por sua intercessão na humanidade e especialmente na nossa vida.

 

Mãe, és, então, Rainha da Liberdade, em nossa aliança de amor contigo,

em nossa Arquidiocese e em nossa família.

 

Para sempre contigo seremos felizes e livres, pois, através de ti, amamos o próprio Deus que carregas em teus braços.

 

Ó Mãe e Rainha da Liberdade

Ó Admirável Rainha da Liberdade

Ó Vencedora Rainha da Liberdade.”

 

Mês de maio, mês de Maria

 

O grupo do Terço dos Homens, em seguida, saudou Maria com a oração do Santo Terço, meditando a cada dezena sobre os mistérios gloriosos da vida de Jesus, abrilhantado pelo acompanhamento musical do grupo.

 

 

Uma surpresa

 

Pouco antes da Santa Missa, para surpresa e alegria de todos, a Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa, assessora do Movimento Apostólico de Schoenstatt, anunciou que Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, presidiria a celebração.

 

 

 

 

A Santa Missa do 5º domingo da Páscoa foi concelebrada pelo Pe. José Genildo Bezerra da Silva, pároco da Paróquia de São José/Confins e assistente religioso do Santuário, e pelos padres Rogério Bispo e José Roberto, da Diocese de Janaúba.

 

 

 

 

Em sua homilia, Dom Walmor disse: “Amados de Deus, voltar aqui mais uma vez, em peregrinação, é razão de bênção, razão de alegria e de fortalecimento no caminho da fé. Somos peregrinos de esperança, por uma vida que não passa. Seja esta peregrinação bonita e importante deste dia de hoje, neste dom maravilhoso que é este Santuário Tabor da Liberdade, (…) uma oportunidade de reavivar no coração, o compromisso de ser bom, de fazer o bem, de promover a justiça, de olhar a cada irmão, seja qual for, como irmão e irmã e amá-lo de acordo com aquilo que Jesus diz: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’”.

 

Ao final da missa, Ir. Adriane Maria relembrou que, há 20 anos, Dom Walmor coroou a Mãe Rainha como Rainha da Liberdade. A Irmã convidou todos a rezarem a oração de coroação distribuída aos presentes, ressaltando que cada pessoa se considerasse como uma pepita de ouro na coroa da Mãe. Eis um trecho da oração de coroação: “Desde que estabeleceste aqui o teu trono de graças, és a nossa Rainha da Liberdade. Nós te agradecemos por todos os dons e benefícios que tens distribuído, dia a dia e te recomendamos cada peregrino, cada voluntário, toda a família de Schoenstatt da Arquidiocese de Belo Horizonte, cada Irmã e Sacerdote que se aproximam de ti para servir e te invocam como Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”.

 

 

 

Ao final da oração, a Rainha da Liberdade recebeu a coroa, mais uma vez, sendo coroado o grande quadro existente no presbitério, pelo casal presidente do Conselho da Família de Schoenstatt do Santuário Tabor da Liberdade, Luiz Carlos Maia e Maria Gracinda Bianchetti Maia.

 

 

Antes da bênção final, Ir. Adriane agradeceu a cada peregrino, a toda a Família de Schoenstatt, aos voluntários, aos Sacerdotes que ao longo do dia atenderam confissões, seminaristas, ministros e toda a equipe litúrgica. Registrou, ainda, a presença de Ir. M. Diná Batista de Sousa, assistente das Irmãs de Maria de Schoenstatt e da Ir. Ester Maria Sierra, coirmã e incansável servidora, as quais presentearam Dom Walmor com uma pequena lembrança em sinal de gratidão.

 

 

 

Por Maria da Conceição Moreira Braga

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

© 2026 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite