Instituição de Santuário Lar e Coroação da Mãe Rainha

13 de outubro de 2021

 

No domingo dia 10 de outubro de 2021 o Santuário Tabor da Liberdade esteve em festa, pois algumas famílias instituíram Santuário Lar e outras coroaram a Mãe como Rainha de seus lares.
“Levem a Imagem da Mãe de Deus e deem-lhe um lugar de honra nos lares. Assim eles se tornarão pequenos Santuários, nos quais a imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma santa terra das famílias e formando santos membros da família…” (Pe José Kentenich)1

 

Aceitando o convite do Fundador do Movimento de Schoenstatt, Padre José Kentenich, sete famílias da Liga de Famílias, convidaram a Mãe de Deus para estabelecer o seu trono de graças em seus lares, foram casais pertencentes aos grupos “Um novo Nazaré” e “Peregrinos de Maria”. Numa atmosfera de unidade e amor, essas famílias assumiram a profundidade do lema “Salvai a família, custe o que custar!” deixado pelo nosso querido Pai e Fundador.

 

Na parte da manhã a assessora do Movimento, Irmã Adriane Maria Andrade Barbosa deu uma formação para os casais e o Padre José Genildo Bezerra da Silva, capelão do Santuário, presidiu o rito de bênção e entrega dos símbolos do Santuário num clima de profunda oração, emoção e júbilo. Segundo o padre Genildo, essa famílias devem agora ser formadoras de novas famílias realçando o caráter missionário do Santuário Lar.

 

O Santuário Lar é a forma que o Padre José Kentenich entendeu como a Igreja Doméstica deveria atuar em nossas famílias, onde temos o diferencial da Mãe de Deus fazer morada em nossas casas. O Santuário Lar é um aprofundamento da Aliança de Amor, é jogar as redes em águas mais profundas, numa dimensão pessoal, familiar e missionária, pois as mesmas graças que a Mãe derrama no Santuário Original e nos Santuários Filiais, ela derrama também nos Santuários Lares.

 

“Sempre que estiverem em dificuldades coroem a Mãe de Deus! Esta constante renovação da coroação nos traz a feliz consciência que temos um poder divino que se aproxima de nós por meio da Mãe de Deus, conduz a família por todas as situações e nos conscientiza de que a querida Mãe de Deus deve ser e permanecer para sempre a Regente, a Mãe e Rainha de nossa Família”. (Pe. José Kentenich)2

 

Neste domingo festivo, aconteceu também a coroação da Mãe de Deus dos Santuários Lares das famílias dos grupos “No colo da Mãe”, “Peregrinos de Maria” e “Gotas de Luz”, da Liga de Famílias. Numa celebração emocionante e alegre, 10 famílias entregaram a coroa e cetro à Mãe de Deus, renovando a Aliança de Amor e entregando à Rainha das Famílias o governo e o cuidado de nossos lares.

 

Na formação dada por nossa assessora ficou muito forte que Maria é Rainha porque Cristo é Rei, e a tradição da Igreja sempre teve o costume de coroar Maria, como vemos na oração da Salve Rainha e no mês de maio com nossas crianças. Em Schoenstatt sua realeza se manifesta em nossa casa através da autoeducação e da vivencia das promessas e exigências da Aliança de Amor. Como dizia o Padre Kentenich “Nossa vida à nossa Rainha!”
Nossa gratidão à Irmã Adriane Maria, assessora do Movimento de Schoenstatt na Arquidiocese de Belo Horizonte, aos nossos formadores e dirigentes de grupo e de ramo. Que Deus lhes abençoe no perfeito cuidado da Mãe Três Vezes Admirável.

 

Abrigados no colo da Mãe, transformados pela luz do Tabor da Liberdade e renovado o ardor apostólico, queremos ser Santuários vivos de Schoenstatt, um Novo Nazaré e Tabor para o mundo, fiéis à Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável, seguindo os passos do nosso Pai e Fundador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências: 1- Carta de Santa Maria – 15/04/1948
2- 23/03/1941

 

 

Por Kennedy e Tânia Oliveira

 

Compartilhe

© 2021 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite