Hosana ao Filho de Davi

5 de abril de 2020

 

Elevemos nossos ramos e aclamemos o Senhor que vem montado num jumentinho! Adoremos o nosso Rei que entra triunfante em nossa casa, em nossa família e no Tabernáculo do nosso coração. Clamemos: “Hosana ao Filho de Davi! Senhor salva-nos, nós te imploramos! Hosana nas alturas!”

 

Este é o clamor de um povo que espera a manifestação do seu Deus. Hosana é uma expressão hebraica que significa “salva-nos, te imploramos”. Dias antes da sua paixão, quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo aclamava o Senhor como Rei, com ramos e palmas, e gritava: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor, Hosana nos mais altos céus!” O povo de Israel esperava pelo Messias, como “o vigia espera pela aurora” (Sl 129, 6), para que o libertasse e restaurasse o Reino de Israel.

 

Como entrou em Jerusalém, Jesus entra hoje em nossa casa. O Cristo Tabor Transfigurado, vem reinar também em nossa vida. O nosso clamor “Hosana” se junta ao de uma multidão de homens e mulheres, anjos e santos, suplicando que o Rei dos reis estabeleça o seu Reino no meio de nós.

 

A Liturgia das Horas nos motiva:

“Vinde, subamos juntos ao monte das Oliveiras e corramos ao encontro de Cristo, que hoje volta de Betânia e se encaminha voluntariamente para aquela venerável e santa Paixão, a fim de realizar o mistério de nossa salvação.(…)

 

O Senhor vem, mas não rodeado de pompa, como se fosse conquistar a glória. Ele não discutirá, diz a Escritura, nem gritará, e ninguém ouvirá sua voz (Mt 12,19; cf. Is 42,2). Pelo contrário, será manso e humilde, e se apresentará com vestes pobres e aparência modesta. (…)

 

Portanto, em vez de mantos ou ramos sem vida, em vez de folhagens que alegram o olhar por pouco tempo, mas depressa perdem o seu verdor, prostremo-nos aos pés de Cristo. Revestidos de sua graça, ou melhor, revestidos dele próprio, – vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo (Gl 3,27) – prostremo-nos à seus pés como mantos estendidos. (…)

 

Agitando nossos ramos espirituais, o aclamemos todos os dias, juntamente com as crianças, dizendo estas santas palavras: “Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel”. (Dos Sermões de Santo André de Creta, bispo – Oratio 9 in ramos palmarum: PG 97,990-994/Séc.VI)

 

Domingo de Ramos em nossos dias

Nossas famílias vivem um momento de confinamento e tem a oportunidade de se conhecerem e conviverem de uma forma mais profunda. Somos convidados a cultivar a nossa interioridade e uma vida de oração em família, pois além do problema da pandemia, somos bombardeados pela mídia e redes sociais com inúmeras mensagens que estão trazendo medo e insegurança para nossa casa, tirando a paz que Deus semeou em nosso coração. Onde buscar socorro? Onde colocar a nossa confiança? Vamos nos blindar, vamos ver menos TV e noticiários, vamos nos informar menos. Não é para ficarmos alienados, mas sim mantermos a esperança no Deus da vida. Não deixemos que o medo roube a nossa alegria de ser família. Como o povo clamou à dois mil anos, nós também clamamos: “HOSANA! Salva-nos Senhor, te imploramos! Recebe nossos mantos e palmas, nossa confiança cega no Senhor que está vindo em nosso socorro. Tu és o nosso Rei vitorioso. Reina, triunfa e impera.”

 

Podemos rezar com o Padre Kentenich:

“Senhor, posso descansar em Teu peito, bem como anseia o meu coração, empenhar-me por teu reino de paz, como fez Teu discípulo amado.

Como reinas no alto céu e habitas transfigurado junto ao Pai, estás inteiramente, com teu ser, no santuário do meu coração.

Tens o cetro em tua mão, reinas sobre cidades e campo; céu e terra são tua tenda, és o Rei do universo. (Rumo ao Céu, 142-144)

 

 

Nós iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, iniciamos a Semana maior, o ápice da nossa fé. Neste ano, nossa Semana Santa será celebrada de uma forma diferente, em família, vivendo cada momento na intimidade do nosso lar, numa liturgia familiar. E nessa corrente de vida somos inspirados pelo Espírito de Deus a traduzir a celebração da Paixão e Ressurreição do Senhor numa nova experiência familiar com a mesma linguagem do amor.

 

 

 

“O universo, com alegria, dê glória ao Pai, no Espírito Santo, em seu esplendor, louve-o por Cristo e com Maria, agora e na eternidade. Amém. (RC Ofício de Schoenstatt)

 

Por Kennedy Rocha

* Kennedy Rocha pertence ao Ramo da Liga de Famílias de Schoenstatt do Santuário Tabor da Liberdade

Imagem de Miguel ángel villar por Pixabay

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite