Está na hora de arrumar a casa…

30 de novembro de 2019

 

Iniciamos o Tempo do Advento e com ele a preparação para o Natal do Senhor. O Advento é um tempo de espera, e marca o inicio do Ano Litúrgico e com ele renovamos as esperanças  de um ano melhor na busca da santidade no dia a dia.

 

A tradição católica nos convida a preparar a nossa casa para acolher o Menino Deus que vai chegar no Natal. Preparamos a Coroa do Advento com as velas, o Presépio, a Árvore e muitos símbolos e enfeites, que tornam a nossa casa mais bonita e acolhedora para a nossa família celebrar o Deus Conosco-Emanuel.

 

Eu sempre gostei muito de Natal, e desde muito novo eu ajudava minha mãe a decorar a casa. O amor é tão grande que hoje tenho uma pequena coleção de presépios em casa, cada um contando a história do Menino Deus com um brilho diferente. Eu, minha esposa e minha filha nos juntamos para montar toda a decoração de Natal, preparando nossa casa para acolher Jesus que vem nos encontrar e realizar o grande Shekinah no meio de nós.

 

Mas somos convidados a preparar também o nosso coração.

 

Antes de montar a decoração devemos fazer uma boa limpeza na casa, tirar toda poeira, teias de aranha, lavar as cortinas, afinal vamos receber o Rei dos reis. Assim também deve ser no nosso coração. Nós precisamos fazer uma faxina espiritual, buscar fazer uma boa confissão, remover aqueles pecadinhos de estimação que insistiram em fazer parte da nossa vida este ano, refletir sobre as nossas atitudes deste ano, as omissões e exageros… E pedir ao Espírito Santo que nos limpe e purifique, que nos dê uma porção redobrada da sua graça. O Pai Fundador rezava assim: “Vem Espirito Santo, pois quando estás em mim as dificuldades são facilmente vencidas!”

 

Depois que limpamos a casa começamos a montar a árvore, armamos a estrutura e colocamos as bolas, os enfeites e as luzes. Podemos refletir também se esse ano ficamos firmes como um pinheiro, que mesmo diante de inúmeros desafios permanecemos de pé refletindo a luz de Cristo para os outros.

 

Quando montamos o presépio queremos deixa-lo o mais singelo e delicado possível, representamos a cena Bíblica com os seus diversos personagens retratando o nascimento de Jesus na Gruta de Belém. O nosso coração também é como aquela gruta, escura e fria se não tiver a presença de Deus. A Mãe e o querido São José nos ajudam a preparar o coração para o nascimento do Verbo. A Mãe nos ensina a silenciar, a rezar e guardar todas as coisas no coração. O querido São José nos ensina a ouvir a voz de Deus, mesmo que em sonho, em meio ao barulho do mundo. A Mãe e o querido São José prepararam a gruta, transformando-a de estábulo em Palácio para acolher o Menino Rei. A Mãe e o querido São José também querem nos ajudar a preparar a gruta do nosso coração, transformá-lo em Palácio para o Rei Menino, então poderemos dizer: “Belém é aqui, aqui é Natal!” O Papa Francisco escreve que “Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura” (Evangelii Gaudium, 286).

 

O Pai Fundador nos ensina: “Ela é, também hoje, convidada a gerar a Cristo, precisamente num tempo em que os homens não mais reconhecem a Jesus e lhe declaram morte, e não mais se interessam por ele. Ela é e permanece, em razão do seu encargo, a geradora de Cristo. Também em nós ela tem que dar à luz a Cristo novamente. Essa é sua tarefa” (Pe. José Kentenich).

 

Então, neste Advento, vamos preparar a nossa casa e o nosso coração para receber Jesus?

 

·         Vamos decorar a nossa casa e deixá-la bem bonita e acolhedora;

 

·         Vamos criar um espaço celebrativo que nos convide a fazer nossa oração pessoal e em família;

 

·         Vamos criar propósitos e encher as talhas do nosso Santuário com ofertas ao Capital de Graças para a Mãe de Deus,

 

·         Vamos preparar o nosso coração através de uma busca sacramental mais intensa (Confissão e Eucaristia),

 

·         Vamos preparar o nosso coração através da oração pessoal e diária, em especial a liturgia diária que nos traça um caminho com toda a Igreja rumo à Belém,

 

·          Vamos preparar o nosso coração através da novena de Natal em Família e em comunidade,

 

·          Vamos preparar o nosso coração através da leitura de um bom livro que nos leve a aprofundar sobre a Vinda de Jesus,

 

·         Vamos ler textos do nosso Fundador sobre o Advento e o Natal,

 

·         E principalmente, vamos abrir as portas do nosso coração para que o Verbo de Deus possa armar a sua Tenda.

 

Que nossa Mãe Três Vezes Admirável e nosso querido São José nos auxiliem nesta caminhada!

 

Maranathá. Vem Senhor Jesus!

 

O universo, com alegria, dê glória ao Pai, no Espírito Santo, em seu esplendor, louve-o por Cristo e com Maria, agora e na eternidade. Amém. (Rumo ao Céu Ofício de Schoenstatt)

 

 

 

Por Kennedy Rocha

* Kennedy Rocha pertence ao Ramo da Liga de Famílias de Schoenstatt do Santuário Tabor da Liberdade

 

Compartilhe

© 2019 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite