Encontro de Dirigentes da Lafs

7 de fevereiro de 2020

 

Liguistas do Tabor da Liberdade participam de Encontro em Atibaia com dirigentes dos regionais Sudeste e Paraná

 

No início do mês de fevereiro de 2020, aconteceu no Santuário da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, o encontro de dirigentes da Liga Feminina de Schoenstatt –  Lafs, para dar continuidade aos estudos e incentivar os sentimentos espirituais durante o decorrer do ano, em que ocorrerá o Centenário Internacional em agosto. No ano que vem, 2021 será o Ano Jubilar Nacional.   

 

Representando a Lafs do Santuário Tabor da Liberdade participaram do Encontro a Assessora Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa e as liguistas: Jussara Campos Henrique e Lana de Cássia Andrade.

 

Em reunião com as assessoras, tivemos uma intensidade de trabalhos, durante o encontro, por todo o final de semana.

 

Sexta-feira

Na sexta feira, o encontro teve início com a celebração da Santa Missa pelo padre Francisco José Lemes Gonçalves e organizada pelas irmãs Agnes Marqueto e Dioneia  Lawand. Este sacerdote estava agregado por Schoenstatt, nos proporcionando uma belíssima homilia.

 

Sábado

 As atividades no sábado tiveram início com uma oração, preparada pela irmã Lourdes, fazendo uma abordagem sobre as mulheres que deram início ao nosso ramo, que foram a condessa Gerttraud Von Buillion, Regina Tokano e a irmã M. Emilie Engel, retratando um pouco da história de cada uma. A irmã Diná Batista de Souza enfatizou sobre o serviço desinteressado, prestado à vida alheia, oferecendo este tema para as dirigentes participantes refletirem sobre como agir nos dias de hoje, com tamanha bravura, fervor e dedicação que constituem o ideal de Schoenstatt.

 

Seguindo as atividades, na parte da tarde, tivemos alguns testemunhos de liguistas que pertenceram à Lafs e que hoje fazem parte de outros ramos do Movimento Schoenstattiano. Em seguida, tivemos testemunhos de algumas liguistas que partilharam suas motivações de serem liguistas.

 

 A irmã M. Nilza P. da Silva, dando continuidade às atividades, abordou sobre os cem anos que marcaram a história da existência do Movimento Apostólico de Schoenstatt, fazendo um paralelo dos dois lados da Segunda Guerra Mundial. De um lado, homens que tinham prazer em participarem da guerra e o outro lado, as mulheres que eram obrigadas a tomar o lugar dos homens bélicos, trabalhando nos serviços pesados de reconstrução das casas devastadas pela guerra, alterando significativamente o contexto das atividades da mulher daquela época.

 

 Após uma série de estudos pragmáticos, era a hora de renovar a espiritualidade. Houve a celebração de Eucaristia, antes do jantar celebrada pelo Padre Francisco que fez uma homilia fantástica comparando o ser “escravo” e o de “servir” . Após o jantar foi apresentada uma vivência e em seguida, tivemos um momento de profunda intimidade com Jesus, através da Adoração ao Santíssimo. Por causa do Centenário Internacional do ramo, a Lafs Nacional levará para o Santuário Original de Schoenstatt o Ostensório Lirial.

 

Domingo

 Em comemoração ao dia da Candelária, no domingo houve uma Missa pela vida consagrada em honra às Irmãs. Após a Santa Missa, tivemos a prática sobre o lema: “Filha heroica, ide e incendiai o mundo”. Em seguida foram tratados assuntos diversos como: o Congresso Jubilar, dez liguistas do Brasil que irão a Schoenstatt, fazer a entrega do Ostensório; Na Jornada Missionária dos 50 anos da Lafs Nacional em 2021.

 

 Chegado os instantes finais do encontro, fomos à Capela fazer o envio das dez liguistas que irão à Schoenstatt para o dia do centenário e outras dez que farão uma peregrinação especial à Schoenstatt.

 

 Foi um encontro maravilhoso que nos reabasteceu com a espiritualidade mariana de Schoenstatt além de uma grande quantidade de informações que em muito contribuirão para a nossa atividade na Lafs.     

 

 

 

Veja mais fotos.

 

Saiba mais sobre o Encontro no Portal Nacional de Schoenstatt. 

 

 Por Jussara Campos Henriques – Lafs

 

Compartilhe

© 2020 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite