Congresso de Outubro: Família de Schoenstatt em missão!

15 de outubro de 2024

 

 

A missão de levar a esperança e transfigurar a realidade com coragem

 

 

Nos dias 12 e 13 de outubro, o Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, acolheu o Congresso de Outubro 2024, reunindo cerca de 120 participantes da Família de Schoenstatt e membros de diversos ramos do Movimento Apostólico para um encontro de profunda espiritualidade e renovação missionária. Com o lema “Missionários da esperança, em Cristo, transfigurar a realidade”, o evento marcou um momento especial de reflexão, oração e compromisso, estabelecendo as diretrizes para as atividades do próximo ano.

Um Congresso com espírito de envio

 

Desde o início, o Congresso foi impregnado por um forte espírito de envio. “É tempo de missão!” foi o sentimento predominante, com todos se colocando sob a intercessão da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt para receber a graça do ardor missionário. O encontro reforçou a consciência de que a missão não se limita ao interior dos Santuários, mas deve ser levada adiante, transformando a realidade à luz de Cristo.

 

 

Caminhando nos passos do Fundador

 

 

Na esteira do legado do Pe. José Kentenich, o Congresso resgatou o pulsar das origens, aquele fervor que insiste em se renovar a cada geração. O Fundador, pai e profeta, apontou para a necessidade de nos vincularmos com força à Aliança de Amor, com a mesma coragem que o levou a dar o passo audacioso do “31 de maio”. Assim, cada alma presente foi convidada a reconquistar Schoenstatt para o tempo de hoje, a viver o carisma que une e transforma.

O primeiro dia: Reflexão e vivência da santidade

 

O primeiro dia foi marcado por momentos de reflexão profunda, onde os participantes foram convidados a se inspirar nos santos e anjos como grandes companheiros de jornada, inspiração para beber da fonte de em busca da santidade diária, que se constrói no cotidiano, nos gestos simples e silenciosos

A vivência espiritual foi o ponto alto, culminando na entrega simbólica das cartas, destacada pelo Pe. Antônio Bracht, Diretor Nacional do Movimento. Ele explicou que o gesto simbolizava a continuidade da mensagem do Pe. Kentenich, especialmente em relação à carta escrita pelo fundador em 31 de julho de 1949, que trazia a mensagem “continua”. “Hoje, ao entregarmos nossas cartas, estamos realizando essa continuidade. A mensagem do Pe. Kentenich segue viva e se desdobra na nossa própria história, na nossa entrega ao capital de graças”, afirmou.

 

 

Enriquecendo a mochila da peregrinação         

                          

Durante os dois dias de evento, o Congresso proporcionou momentos de intensa espiritualidade. “Nossa mochila chegou aqui quase vazia, mas foi se enchendo com a presença de Cristo, nossa única esperança, e com o exemplo dos santos que nos inspiram a viver a santidade no cotidiano”, destacou a Ir. M. Diná Souza.

Representando a Campanha da Mãe Peregrina, José Joaquim Silva, de Poços de Caldas/MG, destacou como esses encontros fortalecem a vivência nas comunidades locais: “A participação aqui sempre dá bons frutos. Quando voltamos para as nossas cidades, levamos uma renovação que inspira novas ações e projetos. É uma verdadeira fonte de vida nova para nós.” Já Regina Maria José de Freitas, da Liga das Mães de Schoenstatt, de Barretos/SP, enfatizou o lema do Congresso e o compromisso de levar a esperança de Cristo às realidades mais desafiadoras: “Sempre me impressiona o quanto o Pe. Kentenich foi um profeta para o nosso tempo, e sinto que, ao darmos continuidade à carta dele, estamos renovando a nossa missão de levar a esperança onde ela é mais necessária.”

 

 

Um convite à ação

 

O Congresso não se restringiu à espiritualidade e reflexão, mas lançou um convite concreto à ação. Os participantes foram desafiados a refletir sobre a “peregrinação da esperança” e a definir um ponto de ação específico para suas comunidades. No último dia, divididos em grupos, refletiram sobre perguntas-chave, como “Quem eu levo na peregrinação comigo?” e “Qual é o sentido da nossa missionariedade como Família local?”.

As reflexões e compromissos foram apresentados antes da Santa Missa de encerramento, presidida pelo Pe. Antônio Bracht. Ao concluir o Congresso, a Família de Schoenstatt renovou sua missão de transfigurar a realidade à luz de Cristo, com a certeza de que a missão continua e a esperança se multiplica em cada passo da caminhada.

O Congresso de Outubro 2024 reafirmou que a mensagem do Pe. Kentenich se atualiza e fortalece em cada um, impulsionando a Família de Schoenstatt a caminhar com coragem e fé na certeza de que a missão se realiza no caminho, e a esperança é a chama que ilumina.

 

Por Juliana Dorigo

Disponível em: https://santuariodeatibaia.org.br/post/congresso-de-outubro-familia-de-schoenstatt-em-missao/

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite